presilhinhas

[post originalmente publicado no facebook em novembro de 2013]

ando às voltas com os ensaios da apresentação de fim de ano das meninas do ballet. das minhas seis, quatro dançarão. tem passado pelas minhas mãos muitas roupinhas rosas, muitas florzinhas, elastiquinhos, grampinhos, meias-calçazinhas, sapatilhinhas. muita fofura pro meu ‘teaching style’. muita delicadeza batendo de frente com a minha preferência por azul e por jogar futebol com os meninos no parque.

este ano, após duas turmas de maioria masculina, me vi rodeada de meninas. meninas criadas sob o registro padrão do que é ser menina. mini princesas. de pronto, bani as maquiagenzinhas na escola. uma meleca de batonzinhos espalhados pelo chão, “deus me livre, cadê os bonecos do hulk que estavam aquiiii?!”, eu pensava. meninas competitivas, doces, intensas, delicadas, mandonas. rosa aqui, rosa acolá. brinquedos miudinhos, fofinhos, princesas aqui, princesas acolá. meninas que sofrem. preocupadas com sua aparência e com a aprovação das outras.

meus meninos, espertos que só eles, logo criaram o mundinho de resistência civil deles onde tudo está sempre legal, onde você pode ir de pijama do batman pra escola, onde mais vale um brinquedo dividido do que nenhum.

foram muitas conversas, muitas atividades coletivas, muitas brincadeiras e brinquedos sem gênero definido para elas chegarem ao ponto que estão hoje que, longe do ideal, ao menos aceita os meninos em suas brincadeiras, o navio pirata, os blocos lógicos (é, pois é. blocos são coisa de menino.). cuidar, no sentido mais amplo do termo, das minhas meninas foi, e ainda é, minha prioridade. mostrar a elas outras formas de feminino, uma bandeira. entendê-las, um desafio. lidar com sua intensidade, um exercício de paciência.

sábado que vem é a apresentação de ballet delas e eu estarei lá cuidando de suas sapatilhinhas, presilhinhas, fantasiasinhas, maquiagenzinhas. cuidar delas foi, e ainda é, minha prioridade. elas são minhas meninas e eu sou o menino delas.

comente

